
NUTRIÇÃO FUNCIONAL
A Nutrição Funcional é um tipo de abordagem que leva em conta fatores genéticos, ambientais e bioquímicos individuais antes de indicar os melhores alimentos ou estratégia de alimentação a um paciente.
Ou seja, observa o indivíduo como um todo, focando a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental à partirda dieta saudável.
Assim como outras áreas específicas da profissão, a Nutrição Funcional também apresenta diretrizes que norteiam as decisões dos profissionais.
Nesse caso, há cinco pontos que a determinam:
Foco
Tratamento focado no paciente
Bioquímica
Individualidade bioquímica
Equilíbrio
Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes
Inter-relações
Inter-relações com fatores fisiológicos
Saúde
Saúde como vitalidade positiva
Quando comparada á nutrição tradicional, a funcional é um método um pouco diferente, pois trabalha com individualidade bioquímica e os efeitos dos alimentos no organismo de cada um, sendo mais a abrangente do que apenas estabelecer planejamentos alimentares baseados em contagem de calorias.
Esta maneira de conduzir a nutrição tem demonstrado resultados ainda mais positivos na saúde, por produzir melhoras no organismo como um todo.
O paciente logo percebe que o tempo de avaliação clínica, onde o profissional ouve e busca informações de toda a história de vida, é mais demorado em uma consulta de Nutrição Funicional, pois vai mais a fundo, dando grande importância ao rastreamento de sinais e sintomas nas mais diversas áreas.
