MICROFISIOTERAPIA

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a auto-cura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor (antígeno) e inicie o processo de eliminação.

Microfisioterapia em Joinville

Essa agressão primária deixou traços (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento das células, esses traços ficaram guardados na memória do tecido, por uma deficiência do sistema imunológico que não conseguiu eliminar o agressor.

Todo ser vivo e capaz de adaptar-se, defender-se e se corrigir de eventos agressores, como, acidentes, dores, perdas, viroses, resfriados, enfim, agressões físicas e/ou emocionais, mas quando essas agressões ultrapassam a capacidade de defesa do organismo, a vitalidade do corpo e alterada e surge a doença.

A terapia busca saber qual e a causa do desequilíbrio ou doença e em que fase da vida ocorreu, através de micro palpações, para que a pessoa possa assimilar e eliminar o trauma ou agressor responsável pela origem dos sintomas, que pode ser tóxico, físico ou emocional.

É preciso então identificar porque o corpo está escolhendo este caminho e, quando entendemos realmente o que está acontecendo (qual a causa?), temos mais chance de caminhar para a cura. Desenvolvida na França em 1983 pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grosjean e Patrice Benini. Seu embasamento teórico iniciou pelos estudos da embriologia, filogênese e ontogênese. Com essas informações desenvolveram mapas corporais específicos (similares aos meridianos da Medicina Oriental) e gestos manuais específicos e suaves que permitem identificar a causa primária de uma doença ou disfunção, promovendo assim o equilíbrio e manutenção da saúde.

Em 1984 foi fundada a Associação Internacional de Microfisioterapia com sede na França (A.C.D.M.) que regulamenta e incentiva o estudo contínuo da técnica e promove congressos internacionais para atualizações.

Bases da Microfisioterapia:

1- Auto-Cura – todo ser vivo é capaz de fazer algo por ele mesmo e para ele mesmo usando sua capacidade de autogestão e auto correção, que esta na base da imunologia e cicatrização. O corpo pode reconhecer seu agressor e se defender, mas quando a agressão é muito forte ou chega de surpresa e o corpo não reconhece o agressor, esta capacidade de se defender não se manifesta e os sintomas da doença se instalam. O terapeuta mostra ao corpo a origem da agressão para que então se inicie o mecanismo de auto cura.

2 – Cicatriz Patológica – é o vestígio deixado pelo agressor no corpo. Isto acontece quando o corpo tenta reparar uma agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte. Esta cicatriz deforma a célula e atrapalha sua função; o local onde a cicatriz se instala se caracteriza pela diminuição ou perda de vitalidade e então desencadeia os sintomas.

3 – Correção Homeopática – De acordo com o grande princípio da homeopatia, o gesto da correção será efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (sobre a cicatriz patológica) e será o menor possível, de maneira infinitesimal (micro).

4 – Micropalpação – é o gesto utilizado pelo terapeuta para trabalhar. É a sensação entre as duas mãos que diz se o ritmo vital está em bom estado de funcionamento dos tecidos ou se há perda de ritmo vital (percebe-se algo denso entre as mãos).

Indicação

– Alterações respiratórias e de pele, alergias;
– Enxaquecas;
– Depressão;
– Distúrbios do sono;
– Distúrbios hormonais ou sexuais;
– Distúrbios alimentares, do metabolismo, peso;
– Síndrome do pânico;
– Alteração no funcionamento dos órgãos, gastrointestinais (constipação, azia, etc.);
– Traumas emocionais (perdas, abandonos, separações, etc.);
– Dores físicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias, fibromialgia, etc.);
– Traumas físicos (entorses, contusões, luxações, acidentes, etc.);
– Ansiedade, depressão;
– Fobias/Medos;
– Problemas escolares;
– Falta de atenção e concentração;
– Hiperatividade;
– Agressividade;
– Problemas urogenitais;
– Prevenção de doenças;

É indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade, portanto todos podem se beneficiar.

Venha conhecer a Clínica Sportfisio de Joinville. Agende um horário por telefone (47) 3026-3311 ou fale conosco através do nosso formulário de contato.