A Microfisioterapia na Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio funcional em que há uma associação de sintomas, frequentemente dor abdominal, estufamento, constipação, pode haver muco nas fezes, ela afeta os movimentos do cólon, transporte de gases e fezes e quantidade de líquido absorvido. O que leva o indivíduo a ter a SII ainda não se sabe, acredita-se então que os movimentos de propulsão do intestino não funcionam adequadamente, e outros fatores como alimentação, medicações e estado emocional também tenham relação com os sintomas desta síndrome.
Nossos intestinos fabricam em torno de 100 milhões de neurônios, que por sua vez, liberam neurotransmissores, que são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre células nervosas; dentre esses neurotransmissores está a Serotonina (responsável pela sensação de bem-estar, humor etc); 90% da Serotonina é fabricada no intestino, além de 80% do nosso potencial de imunidade ser produzido por ele.

Na Microfisioterapia, é identificada a origem (emocional, física, química ou tóxica) desse mal estar e informada ao corpo através de toques específicos, para que assim ocorra uma autorregulação.